O Chile, dois anos antes de sediar a Copa de 1962, levou um susto dos diabos. Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter varreu 400 quilômetros quadrados de seu território, desabrigando dois milhões de chilenos. Daí não ter havido grande estranhamento entre os torcedores locais, quando, no jogo em que o Brasil enfrentava a Inglaterra, nas quartas-de-final, dois cachorros invadiram o gramado, dando um descanso aos ingleses que não conseguiam se entender com os dribles de Garrincha.
Como dois anos haviam se passado desde a tragédia que sacudiu o Chile - os chilenos se negaram a abandonar a condição de anfitriões, alegando, sabiamente, que a Copa seria uma oportunidade de reconstruir o país -, alguns torcedores se permitiram brincar com o episódio dos cachorros, que ainda estariam procurando o rumo de casa depois do terremoto.
O primeiro intruso, pela teimosia em atender a ordem de expulsão do juiz, foi destaque em todos os jornais do mundo, que flagraram o juiz francês Pierre Schwinte levando um baile do cãozinho. Quem acabou dando uma força para o francês foi o jogador inglês Greaves, que ficou de quatro no gramado do Estádio Sausalito, em Viña Del Mar , para agarrar o animal.
Depois, outro cachorro, que também parecia estar em dia de mudança, atravessou o gramado, para desespero do juiz francês, que viu aliviado o invasor desaparecer por baixo do alambrado. Para os 18 mil torcedores presentes no Estádio Sausalito, o baile dos cachorros não estava sendo uma grande novidade, já que Garrincha vinha fazendo a maior algazarra com a retranca inglesa.
Naquele jogo contra os ingleses, o quarto da Copa, o técnico Aimoré Moreira havia liberado o ponta brasileiro para jogar sem posição fixa. Garrincha, a princípio, fez questão de infernizar alguns defensores pela direita, para divertimento da torcida chilena. Depois se meteu por todos os cantos do campo, fazendo dois gols - o outro foi feito por Vavá, num rebote de um chute seu - e passando boa parte do jogo rindo dos dribles que o cachorro chileno havia dado no juiz francês. O Brasil venceu por 3 a 1.
Antes do jogo contra a Inglaterra, o Brasil vencera o México, na estréia por 2 a 0, gols de Zagalo e Pelé, o único que ele marcaria naquela Copa. No jogo seguinte, contra a Tchecoslováquia, Pelé se contundiu e a partida terminou 0 a 0. Chegara a vez de Amarildo. Depois a seleção passou pela Espanha por 2 a 1, com dois gols de Amarildo, venceu a Inglaterra, o Chile por 4 a 2, e bateu a equipe da Thecoslovaquia na final por 3 a 1.
O homem daquela Copa foi Garrincha, que fizera a torcida se esquecer de Pelé por algum tempo. E o jornal chileno El Mercúrio sintetizou o que se aconteceu Copa de 1962, após o terceiro jogo contra a Espanha, ao estampar a manchete sobre a foto de Garrincha: "De qué planeta viene"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário