Balotelli, 22 anos, que está no Brasil como atacante da seleção da Itália, é um jogador polêmico. Também é um exímio fazedor de gols. E também está acostumado a enlouquecer goleiros com a potência de seu chute de perna direita, treinadores desgostosos por ele desdenhar de treinamentos, adversários, colegas de time, torcedores, namoradas e quem mais passar pela sua frente. Balotelli é quase um santo.
O passado foi adversário de Mário Balotelli em parte importante de sua vida, tempo em que ele teve que enfrentar os fantasmas que apareceram pela frente. Nascido em Palermo, no bairro de Borgo Nuovo, Balotelli é filho de Thomas e Rose Barwuah, imigrantes ganeses. Pouco depois do nascimento, seus pais se mudaram para a cidade de Bagnolo Mella, na província de Brescia.
Balotelli, o atacante italiano de gols e polêmicas |
Ali é que se constatou que Balotelli tinha problemas sérios no intestino, situação que o levou a uma série de operações. A recuperação aconteceu em 1992, quando tinha dois anos. Com saúde debilitada e condição financeira ruim da família, os pais concordaram que o melhor caminho seria encaminhar o menino de três anos para a adoção, em 1993. Neste cenário, ele ganhou três irmãos, dois meninos e uma menina, filhos de Francesco e Sílvia Balotelli. E seguiu viagem.
O Balotelli de saúde frágil então desapareceu e deu lugar a um rapaz alto e forte que se apaixonou pelo esporte, particularmente pelo futebol. Os dois irmãos maiores, Giovanni e Corrado, que ajudaram os pais a cuidar do menino Mario, deram conta de acompanhar essa caminhada do irmão adotivo, uma caminhada que foi tomando jeito de uma carreira de gente grande.
Mário Balotelli |
O rapaz de 15 anos teve a primeira chance nofutebol no AC Lumezzane, pequeno time da cidade de Lumezzane que joga a terceira divisão italiana. Foi logo promovido ao time principal. Profissionalmente, começou numa partida contra o Padova. Os técnicos assim abriram os olhos para a habilidade do menino que batia forte com a perna direita.
Chegava a vez de um time grande entrar naquela história. Depois de algumas partidas pela equipe principal do Lunezzane, Balotelli assinou com a Internazionale em 2006 com apenas 16 anos. Na temporada seguinte, já vestia a camisa do time principal.
O que era só um zum-zum-zum na mídia italiana ganhou letras garrafais quano Balotelli fez dois gols contra a Juventus no jogo de volta das quartas-de-final da Coppa Itália e foi decisivo na vitória por 3 a 2. Foi o suficiente para ganhar a confiança do então técnico Roberto Mancini. Agora passaria a atuar ao lado do sueco Zlatan Ibrahimovic.
Ibrahimovic |
A certeza de um futuro brilhante veio na temporada 2008-09, quando ele marcou seu primeiro gol na UEFA Champioms League num empate em 3 a 3 contra o Anosthosis Famagusta, do Chipre.Tornou-se então o jogador mais jovem na história da Internazionale a marcar no torneio. Balotelli tinha 18 anos.
Em sua segunda temporada pela Internazionale, a equipe tinha novo técnico,José Mourinho, que estranhava o comportamento de Balotelli e chegou a excluí-lo dos treinamentos da equipe principal durante a temporada. Mourinho dizia que o rapaz não poderia treinar menos do que jogadores como Figo, Córdoba e Zanetti.
As oportunidades de iniciar partidas como titular começaram a rarear. Mesmo com os desentendimentos com o técnico português, Balotelli conquistou ainda mais reputação frente aos torcedores da equipe nerazzurri durante a temporada 2008-09. A expectativa era de que se tornasse titular de vez após as especulações de saída de Ibrahimovic. Ibra havia sido anunciado oficialmente pelo Barcelona.
Mas o acordo com os espanhóis só foi concluído às vésperas da temporada 2009-10 e previa a troca de Ibrahimović pela estrela da seleção de Camarões Samuel Eto'o. Balotelli começou a perder o entusiasmo com a novela da Inter. A frustração mostrou sinais no início da temporada quando Mario foi flagrado assistindo jogos do Milan e vestido com a camisa do clube, maior rival da Inter, em um programa italiano de TV.
A gota d’água veio em 20 de abril de 2010 no jogo contra o Barcelona pelas semi-finais da Champions League. Terminada a partida, mesmo tendo vencido o time espanhol por 3 a 1, Balotelli jogou a camisa da Internazionale no gramado e saiu de campo achincalhando os torcedores.
No final do ano, lá se foi Balotelli para o Manchester City. O clube inglês pagou 24 milhões de libras pelo jogador, valor altíssimo daquela janela de transferências. Já em dezembro, Balotelli venceu o prêmio Golden Boy daquele ano. Ao comentar a conquista do prêmio, o craque foi sucinto: “Bem, só há um jogador ligeiramente mais forte que eu: Messi. Todos os outros estão atrás de mim.”
Em 29 de janeiro de 2013, o Milan anunciou a compra de Balotelli por 20 milhões de euros,negócio que já tinha sido anunciado quando Balotelli, então jogador da Inter, apareceu a TV italiana com a camisa do Milan. Após sua saída do Manchester City, apesar dos entreveros na equipe, Mancini, técnico do clube inglês, disse que Balotelli poderia se tornar um dos melhores jogadores do Mundo.
No Milan, o craque fez questão de manter inalterado seu histórico: gols e confusões. Marcou logo 2 gols em sua estréia pelo Milan em três de fevereiro contra a Udinese, vencendo o jogo por 2 a 1, e foi suspenso por 3 jogos do campeonato italiano após xingar o árbitro no jogo entre Milan e Fiorentina no empate por 2 a 2 em seis de abril.
Seleção italiana
A primeira partida de Balotelli pela a seleção italiana principal, treinada por Cesare Prandelli, contra a Costa do Marfim, aconteceu no dia 10 de agosto de 2010. A Itália tentava apagar o desastre da Copa do Mundo em que foi eliminada na primeira fase. A estreia de Balotelli pela Azzurra não apagou o incêndio da Copa do Mundo e os italianos foram derrotados por 1 a 0. Mas no ano seguinte ele anotou seu primeiro gol pela seleção na vitória italiana contra a Polônia por 2 a 0, em território polonês. Com este gol, Balotelli tornou-se o primeiro jogador negro a marcar pela Seleção Italiana.
A rotina do italiano se manteve em 2013. No início do ano, Balotelli ficou mais conhecido no Brasil depois do gol de fora da área em amistoso ccontra a seleção brasileira, que terminou empatado por 2 a 2. Neste mês, na última partida antes da Copa das Confederações, Balotelli foi expulso no jogo contra a República Tcheca no empate por 0 a 0. Este é o santo Balotelli que está no Rio de Janeiro e inicia sua participação na Copa das Confederações no domingo, no Maracanã, em jogo contra o México. E o atacante foi habilidoso no Twitter: "Eu amo o Brasil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário